sábado, 5 de novembro de 2011

Comparativa entre Canudos e o Cangaço


O Cangaço foi um fenômeno no nordeste que deve ações violentas como assaltos , sequestravam e saqueavam eles conheciam muito bem o cerrado e por isso sempre conseguiam fugir da policia e tambem foi dividido em 3 subgrupos como os que prestavam serviços ; os "politicos" , expreção de poder e por ultimo os cangaceiros independentes.
A Guerras dos Canutos foi um dos maoires conflitos , que tinha como líder Antônio Conselheiro, eles lutaram até o fim de suas vidas, os habitantes de canudos não pagam impostos e viviam sem seguir as leis e o Antônio Conselheiro ainda defendia a volta da monarquia e ele ainda achava que um enviado de Deus iria liderar um movimento contra as diferenças e injustiças sociais.

Postado por Gabriel




Canudos





Imagem do google
Canudos, foi feita pela comunidade (CAMPONESES , PEQUENOS COMERCIANTES), tinha como líder ANTÔNIO CONSELHEIRO. Tinham como base religiosa o Messianismo. Fazendeiros/Republicanos/Igreja - eram os opositores. Canudos, lutaram até o fim."Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até o esgotamento completo. Com a chegada de Antônio Conselheiro e seus seguidores, em 1893, o lugar foi rebatizado como Belo Monte, e passou a crescer vertiginosamente. A Guerra de Canudos é tida como um dos principais conflitos que marcam o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil.Nessa época, sob a perspectiva de alguém influenciado pelas contrariedades pessoais e os problemas socioeconômicos do sertão, Antônio Conselheiro iniciou uma pregação religiosa defensora de um cristianismo primitivo. Defendia que os homens deveriam se livrar das opressões e injustiças que lhes eram impostas, buscando superar os problemas de acordo com os valores religiosos cristãos. Com palavras de fé e justiça, Conselheiro atraiu muitos sertanejos que se identificavam com a mensagem por ele proferida.

Postado por Gabriel

Cangaço

 

Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.
O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
Os cangaceiros conheciam bem o Cerrado, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.
O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, "Jesuíno Brilhante", que agiu por volta de 1870.

Postado por Gabriel